29.3.09

Longo caminho


É difícil lidar com uma doença, com certeza. É complicado assumir as abdicações necessárias ao tratamento. Todos sabem disso, mas ninguém pode saber como é a sensação. Mas como eu queria poder. Como seria melhor compreender cada pedaço dessa trajetória.
Ficaria mais fácil de acompanhar. Talvez não venha a servir de muita ajuda, mas simplesmente observar o trabalho do médico e do paciente em questão é o pior.
Uma vez li num texto da Lya Luft, uma frase que muito me marcou: " O mais difícil de ter um parente doente, é lembrar que é a ele que devemos dar atenção."
Quando alguém que amamos está mal, aparentemente nada que possamos fazer a respeito é suficiente.
Atualmente, um ente querido meu foi diagnosticado com depressão. Ao mesmo tempo que tomei conhecimento do estado de minha avó, quis desesperadamente que ela mesma viesse me falar que estava tudo bem. Mas ela, obviamente, nunca viria. Seria eu, quem deveria reconfortá-la. As tentativas para tal foram sempre frustradas, de modo que aos poucos, fui me distanciando. A minha amiga, minha companheira, já não estava lá. É como pensar no futuro, lembrando do passado, como se este pudesse voltar se eu insistisse em tratá-la como a velha vovó. Mas não tem como simplesmente fechar os olhos para o fato das brincadeiras, das conversas, agora serem motivo de choro para ela. Será que minha paciente pessoal ainda lembra de como éramos? Pergunto-me se, algum dia, terei ela de volta.
Ao mesmo tempo que esses pensamentos me assombram, sinto-me egoista por querer tanto uma coisa que deveria ser concentrada a ela. Afinal, ainda não a perdi. Posso abraçá-la sempre que quiser e tenho a esperança do meu lado. Mas, a cada dia que passa, eu me esqueço mais de como ela era. Vejo cartas, fotos e simplesmente não consigo rever a imagem de felicidade que sua companhia me passava.
E como essa falta dói.
Por isso, queria poder mergulhar nisso junto com ela; talvez ficássemos mais próximas. Talvez, ela se sentisse mais segura e eu mais eficiente. Talvez.
Não tenho chances, todos sabem. Basta-me agora continuar; rezando que ela saiba lá no fundo do amor que lhe tenho, que sempre terei, acima de qualquer coisa.

Um comentário:

  1. Poxa, amor, só agora que eu parei pra pensar no quanto você sente falata daqueles seus dias felizes com a sua avó. Eu não vou te falar que entendo como é ter uma pessoa tão querida e tão presente na minha vida nesse estado, mas eu sei como é dificil deixar o tempo passar e você apenas poder lembrar das coisas e não poder revivê-las.
    É dificil e doloroso, mas eu prometo ficar ao seu lado sempre que você precisar de um ombro pra chorar ou de um ouvido pra dividir aquelas boas lembranças. É isso que eu posso te dar.^^
    TE AMO.

    ResponderExcluir