13.4.09

E o continente

"Enquanto me ocupo da escrita desses pequenos contos, tento esquecer-me de Muriel. Seus cabelos, sua pele, seus olhos e seus cheiros; não os quero perto. Anseio pelo dia em que não mais me atormentará aquela mulher, que prometeu-me seu amor. Havia superado parte dessas dores, quando Ana, sua irmã, veio abafar-me novamente com o passado. Com uma conversa fiada de que eu a havia abandonado. Como se pudesse ser-lhe fiel após um ano inteiro com um continente entre nós. Não o seria; sou humano. Nossas familias sabiam bem disso quando nos impuseram essa infeliz cláusula no acordo de nosso casamento. Matrimônio esse que agora é intocável.
Teria eu apenas 17 anos. Estaria em Paris, de coração partido e com uma vida plena borbulhando à minha frente. Não fui irracional ao aproveitar cada minuto de gozo que me era oferecido pelas mulheres que passaram por mim. Não me arrependo de ter-me fechado para Muriel, embora pesasse no meu coração imaginá-la intocada à minha espera, naquela ilha onde nunca mais pisaria.
Que direito tem Ana de vir-me dizer como acabei com a vida de sua irmã, agora cega pelas desilusões que eu supostamente ocasionei.
Éramos tão jovens para prever tudo isso. Seríamos sempre inocentes da culpa de acreditar que um ano sem contato algum seria nada ao nosso amor. Seria como o assoprar suave em uma brasa mantida dia a dia, mas nunca foi. Todos sabiam disso, menos nós, pois a juventude não apresenta o que fuge do romantico. Quantas saudades de ser aquele garoto, ansioso por cada emoção e lotado de medos. Deus, como éramos novos. Nada era conhecido o bastante para ser entediante, mas dominávamos o mundo velho de nossos pais e tios chatos.
Oh, Muriel! Se nosso amor fosse nos dias de hoje, jovem como éramos no primeiro momento em que nos vimos. Poderia ser fresco, leve, suave e morno como as manhãs sonhadas juntos. Uma a uma, perfeitamente arquitetada por nossas mentes dementes de razão.
Mas, agora... como estou velho!"



Esse pequeno texto é fictício. No filme, Truffaut não nos mostra as emoções de Claude, ao ter que abandonar Muriel e, no meio do caminho, abdicar de coração dos sonhos que por ele foram defendidos meses antes.
Mas eu imagino seus dilemas; apaixono-me frequentemente pela beleza desse filme.

Por isso, resolvi dar voz ao "meu Claude" e contar suas dores, também existentes.

"Duas Inglesas de o amor", um filme de François Truffaut- o mesmo diretor de Jules et Jim- está na minha lista pessoal de obras primas francesas, merecendo sem sombra de dúvidas a crítica de um romance sobrevivente ao tempo, e às mudanças da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário