6.8.09

Vamos entender Jack.



Baseado num romance de Stephen King, O Iluminado provoca uma espécie de terror psicológico disfarçado com o medo que todo mundo sente da solidão absoluta, do isolamento. O pânico que Stanley implanta aos poucos no filme, lançando mão de uma trilha sonora que, sozinha, assume toda uma atmosfera de tensão, faz você se imaginar completamente estranho ao mundo. A solidão pode tirar a razão de um homem, ou será que o que afetou a mente de Jack foram os espíritos do Overlook?
Quem diria que, um pai de família poderia estar tão longe de casa, ao ponto de esquecer o amor que sente por sua mulher e filho? Ora, deve ter algum engano, não? Deixe-me tentar explicar o que aconteceu com o pacato zelador do Overlook. Jack não ficaria simplesmente louco, afinal, eram só 3 meses trancafiado. Sem rádio, sem telefone, sem televisão... Ele só precisava arranjar um passa-tempo para ocupar a mente. Talvez um jogo de esconde-esconde com Danny. Ou uma brincadeirinha com Wendy. (http://www.youtube.com/watch?v=2TVooUHN7j4&feature=related) Mas não, ninguém entendia.
O problema era o menino. Ah, ele e essas visões, sim, era o que estava pertubado o equilíbrio daquele lugar. Eu acho que eles deveriam conversar sobre Danny. Eu acho que deveriam dar um jeito no Danny de uma vez por todas. Um homem não pode trabalhar com uma criança naquele estado. Se ao menos Wendy ajudasse e não tomasse sempre o partido do filho. Como eles esperavam que Jack mantesse a calma assim? Não é justo. Todo mundo sabe que muito siso e pouco riso fazem de Jack um homem infeliz.

Aqueles dois idiotas... Sempre se esgueirando pelos cantos desse hotel, impedindo Jack de fazer o seu trabalho. Assim ele teria que mostrar que ele tem moral, poder.

Muito siso e pouco riso fazem de Jack um homem infeliz

Muito siso e pouco riso fazem de Jack um homem infeliz

Muito siso e pouco riso fazem de Jack um homem infeliz
...
Parece que Wendy e Danny esqueceram quem era o homem da casa. Jack teria que dar um jeito... De qualquer jeito.
---
OBS da autora-maníaca-por-filmes: Por favor, reparem no Trailler (http://www.youtube.com/watch?v=Zr0UtXRqtqc). Eu tenho que mostrar para o máximo de pessoas possíveis a maravilha psicológica que Stanley Kubrick criou. E também devo aplaudir de pé o desempenho de Jack Nicholson. Quer dizer, todo mundo sabe que ele tem aquela cara de pirado, mas que excelente ator ele é! E o final do filme, que vou manter em segredo, merece destaque. Repentino, sim. Mas genial. Ah, poderia falar o dia todo sobre cada aspecto, mas vou ressaltar só mais uma. As visões de Danny. Quando vir o filme, ou se já viu, vai me entender... É simplesmente demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário