28.3.09

Toda hora é hora do Planeta!



No último sábado de março, dia 28, a partir das 20:00 horas, as luzes devem ser apagadas. Em nome da consciência ecológica, países do mundo todo estão promovendo campanhas para divulgação desse movimento que levará inclusive Paris, a cidade luz, a permanecer no escuro por uma hora e meia: a hora do Planeta.

É proposto um desafio para todos: passar uma hora e meia sem energia elétrica. Há aqueles que dizem ser muito pouco tempo, tendo em vista a necessidade de um racionamento em grande escala. E é de fato. Mas não penso ser possível um apagão voluntário desse porte, numa sociedade onde as atividades dependentes dessa energia reinam soberanas sobre um momento de conversa, um passeio ou até mesmo uma soneca.
Essa atitude pode ser prejudicial, mas não é de todo condenável. Nos adaptamos tanto ao ritmo frenético de informações intantâneas e coisas a fazer imediatamente, que uma hora longe dessa atmosfera pode nos valer mais do que imaginamos.

A mudança de hábitos cotidianos é alcançável. Com todo o trabalho dedicado aos jovens em prol do ecossistema, a nova geração é capaz de formar um novo modelo de vida. Não só apagando as luzes, mas usando a tecnologia, hoje em dia
tão dominada pela maioria, para métodos de racionamento. Seja como for, deve ser feito gradualmente,
de modo que todos saibam que esse bem é preciso, e não imposto.

Então que venha a Hora do Planeta! Vamos passá-la como se fosse um tempo, não perdido, mas gasto por uma boa causa. Afinal, na realidade, o Planeta ganhará pouco se comparado ao nosso próprio lucro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário