17.3.09

Woody Allen





Reflexões, humor, charme e uma direção brilhante. Marcas clássicas de um de meus diretores e atores favoritos: Woody Allen.

Sendo em "Noivo neurótico, noiva nervosa" ou em "Manhattan", a estrela é sempre o acaso dos fatos combinados com um destino inesperado. Mudam a vida das personagens para pior e melhor na mesma medida, de modo que no final percebemos o quão belo é viver em todos seus altos e baixos.

O ponto de partida para a inspiração de Wood Allen provavelmente é a simplicidade das coisas, que pode ser complicada por mil sentimentos, mas, no final, tudo faz parte da vida.

É como se a idéia para um filme emocionante viesse à mente, ao sentar-se num banco do Central Park e observar os casais de mãos dadas, as crianças despreocupadas, os homens de negócio sempre ao telefone.

Seguindo esse exemplo, um dia sentei-me e observei por horas pessoas indo e vindo na pracinha perto da casa onde minha avó mora.

Senti-me tão bem, talvez pelo fato de estar numa atmosfera de mistérios, que provavelmente nunca teriam solução para mim. Como imaginar a história de cada uma daquelas pessoas, só reparando no jeito de vestir-se ou falar. Podemos conhecer tanto do superficial de alguém desconhecido, enquanto que nunca paramos para reparar em pequenos detalhes dos amigos íntimos.

Saí de lá com a convicção de que sabemos tanto uns dos outros quanto de nós mesmos; nunca o bastante. Mas em todo caso, de que adianta a busca desse conhecimento? Os professores de filosofia do mundo que me perdoem, mas sinceramente só quero deparar-me com certas respostas faltando pouco para minha morte. Como, por exemplo, "O que devo fazer da vida ?"

Responder a tal questionamento seria irracional, seguindo o ponto de vista defendido por Wood Allen em seus filmes, onde somos meros instrumentos do acaso. Como penas planando que se esbarram, ou não, mas nunca sabe-se ao certo onde vão parar.

Farei da minha vida aquilo que penso em realizar somente amanhã. Depois, terei tempo de bolar outra coisa. O futuro a longo prazo não me cabe. Apenas me preparo para ter um leque de opções vasto, afinal, é preciso estar preparada para o que vier. E que venha de tudo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário