30.6.09

Alegoria da sala de aula

"Trabalho de Filosofia sobre a Alegoria da Caverna de Platão.
Tema: A alegoria da caverna nos dias de hoje.
Por: AlunoX
Turma: 2009

Hoje em dia, a situação está bem parecida com a da época de Platão. É bem curioso que depois de tanto tempo (mesmo) as coisas tenham mudado tão pouco.
Veja bem, tudo se baseia no conceito de que algumas pessoas estão acorrentadas no interior de uma "caverna", que na verdade é a sala de aula, e ficam observando, inertes e quase altistas, a uma realidade projetada; as sombras, vulgo, matérias.
Platão, com 16 anos, certamente era obrigado a sentar em bancos de pedra, muito desconfortáveis, e ver um cara falando sobre sua vida com a matemática, biologia, história etc, e de tanto ter o pensamento levado a países distantes, concluiu que a luz, a vida de verdade, estaria disponível quando ele se libertasse das correntes imaginárias que foram criadas na sua mente juvenil pelo medo de levar bronca dos pais.
Só então ele estaria livre para conhecer uma realidade sem máscaras de provas, testes ou moralismo quanto a jogar bolinhas de papel nos nerds, e se tornar um ser humano plano e completo.
Fim.

Ps: Professor Eucrêio, quero deixar claro que isso foi sim, uma indireta. Mas ao contrário do que possa parecer, eu não o considero um defensor das sombras do saber, ou nada parecido. Eu te entendo. Quer dizer, crescer sendo zuando pelos colegas pelo nome estranho e pela gagueira deve ter sido difícil; você provavelmente não pôde compreender Platão como eu. Mas tudo bem, tô de boa.Valeu!"


Professor corrigindo trabalho de AlunoX:

2 comentários:

  1. ah, eu quero conhecer um berrário, eles devem ser menos estranhos que os humanos, e não provocam aquecimento global.

    ResponderExcluir
  2. Big Middle Brother11:32:00 AM

    Tudo que posso dizer é: "Interessante postura", foi uma boa crítica aos tempos de hoje!

    ResponderExcluir